Pular Links de NavegaçãoPágina inicial > Notícias

Grupo empresarial Professor Alcides abre Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Evento de abertura reuniu colaboradores do Grupo e representantes das CIPAs

Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, foi aberta na manhã desta segunda-feira (25) no auditório central da Faculdade Alfredo Nasser, a I SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho. O tema escolhido é Saúde e Segurança do Colaborador.

O evento contou com a participação de colaboradores do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, Bazar Professor Alcides, Faculdade Alfredo Nasser e Associação Aparecidense de Educação, além de representantes das respectivas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e o vice-diretor da Faculdade, Professor José Carlos Barbosa Soares.

Toda a programação foi pensada com muito carinho pelos membros da CIPA, para que pudesse levar a todos os colaboradores, através das palestras, maneiras de prevenção e também a conscientização sobre segurança, gerando em cada um a reflexão de que a integridade física deve ser preservada dentro e fora da empresa. Haverá ainda o sorteio de brindes.

Pela manhã, no auditório, foi proferida uma palestra sobre Saúde Bucal. Na parte da tarde e a noite os colaboradores participarão de novas palestras com temas variados, abordando temas como Primeiro Socorros e Gestão do Tempo.

Durante a SIPAT, merece destaque ainda para as palestras sobre A Importância do uso dos EPI’s; Noções de Higiene e Limpeza; Cuidado com os olhos; Biossegurança; Dano Moral Trabalhista; Saúde Mental; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Saúde Bucal; Ergonomia e cuidados com a postura.

As atividades da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho do Grupo empresarial Professor Alcides vão acontecer até a próxima sexta-feira (28), quando acontecerá o encerramento com a palestra sobre “Saúde Mental do Trabalhador”, proferida pela doutora Bruna Guimarães.

 “A conscientização e a prevenção são as maneiras mais eficazes de reduzir as taxas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esse é justamente o foco da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), uma atividade anual, obrigatória à todas as empresas que possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)”, EXPLICA O Presidente da CIPA da Associação Aparecidense de Educação, Gesinópolis Ramos do Carmo.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – ou simplesmente CIPA – é formada por funcionários de empresas que são designados para a comissão com o objetivo de estudar, fiscalizar e propor soluções para riscos de acidente de trabalho, e trabalhar na conscientização constante dos empregados da importância de prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais com apenas algumas atitudes simples. A CIPA possui representantes do empregador e empregados, e cada um deles têm funções específicas dentro da comissão, por exemplo, os representantes do empregador devem fornecer os materiais e equipamentos necessários para a prevenção de acidentes de trabalho, já os empregados devem fiscalizar e reportar os riscos de acidentes que cada setor apresenta, além disso, eles devem apresentar sugestões de melhorias para o ambiente de trabalho.

SIPAT

Conforme define o presidente da CIPA do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, Peterson Daniel Vieira, “realizar a SIPAT é extremamente importante tanto para a empresa quanto para os seus funcionários, pois por meio das atividades desenvolvidas nessa semana, é possível conscientizar a todos da importância de prevenir os acidentes de trabalho, por meio de ações simples, como o uso de equipamentos, a fiscalização das ações, entre outras ações. Além disso, a SIPAT também trabalha para evitar doenças ocupacionais geradas no trabalho, pois um empregado feliz em seu ambiente de trabalho consegue desempenhar melhor as suas funções”, finaliza.

“Para que uma empresa possa desenvolver um trabalho com qualidade e de forma eficaz é preciso que sua estrutura esteja preparada, com procedimentos definidos, dando todo suporte e proteção às pessoas que vão desenvolver suas tarefas e principalmente, capacitando-as para crescimento e cuidados dos manejos das funções que exercem. Com esse objetivo, estamos desenvolvendo a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho”, ressalta o presidente do grupo, Professor Alcides Ribeiro Filho.


Veja fotos do evento acessando: https://www.facebook.com/faculdadealfredonasser/

 

25/03/2019

Mais notícias